CIÊNCIAS NO ECEI

terça-feira, 8 de novembro de 2011

NATAL SOLIDARIO 2011 DA ECEI - Promove Zatti!

 
CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO 2011

            A Escola Cooperativa de Ensino e Integração (ECEI) em parceria com o DCE/UFLA está realizando a campanha de arrecadação Natal Solidário”. Estão sendo aceitas as doações de alimentos, roupas, brinquedos, fraldas descartáveis, móveis, entre outros, que serão distribuídos a entidades filantrópicas da região. As doações podem ser deixadas nos pontos de arrecadação e também, solicitar o recolhimento dos donativos pela equipe, por meio dos telefones 9141 0881 / 8466 6207/ 9136 4759. A campanha “Natal Solidário da ECEI e DCE/UFLA” faz parte de um trabalho de aproximação entre a escola, universidade e a comunidade, que objetiva unir alunos, professores e servidores em prol de um ato de solidariedade, levando ajuda àqueles que necessitam.

Pontos de arrecadação:

DCE: localizado no prédio de convivência - próximo à cantina central.                  Telefones: (35) 3829 1188 - (35) 3829 5116 / E-mail: comunicacao@dce.ufla.br

ECEI (Escola Cooperativa de Ensino e Integração): localizado na Av. Padre Dehon, 18 - Bairro Centro - Cep 37.200-000 - Lavras - MG,  Telefones: (35) 38225006/ E-mail: eceisecretaria@ecei.com.br

Por meio dos telefones: (035) 91410881 / (035) 8466 6207/ (035) 91364759


 







sexta-feira, 4 de novembro de 2011

7o. ano: Bomba d' água manual - Parafuso de Arquimedes



Parafuso de Arquimedes ou bomba de parafuso é uma máquina utilizada para transferir líquidos entre dois pontos com elevações diferentes.
 A sua invenção é atribuída a Arquimedes, apesar de existirem registos escritos sobre os jardins suspensos da Babilónia que descrevem um aparelho idêntico utilizado na Mesopotâmia cerca de 300 anos antes do seu nascimento.



Esta máquina originalmente era constituída por um parafuso colocado dentro de um tubo cilíndrico oco. Pode ser vista como um plano inclinado (outra máquina simples) envolvido por um cilindro. A extremidade mais baixa é colocada na água e o parafuso é rodado (antigamente por um moinho de vento ou mesmo manualmente, actualmente por um motor elétrico).
À medida que a extremidade inferior do tubo roda, este arrasta um determinado volume de água, que, à medida que o veio roda, vai deslizando para cima ao longo do parafuso até sair pela extremidade superior do tubo.


Aplicações
Na antiguidade foram utilizados em sistemas de irrigação, pelos romanos, para retirar água de minas e mais tarde seriam utilizados pelos neerlandeses acoplados a moinhos de vento para drenar os pôlders. Podem também ser utilizados para bombeamento de lamas, betão e esgotos, uma vez que os sólidos não causam grandes problemas de funcionamento.
A partir da década de 1970, os Países Baixos aperfeiçoaram o parafuso de Arquimedes e este tipo de máquina hidráulica é muito utilizado atualmente em todo o mundo, sobretudo para grandes caudais e pequenas alturas (altura máxima de 5,0 m). Existem algumas bombas de parafuso de 6 m de altura funcionando na Av. Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, para bombear os esgotos da Zona Sul dentro do interceptor até o emissário submarino de Ipanema

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lâmpada de lava !


Lâmpada de lava


Lâmpada de lava, conhecida em inglês como lava lamp, é uma lâmpada mais utilizada para decorar do que para iluminar. É assim chamada por produzir um efeito que lembra lava.

 Descrição

As lâmpadas de lava são objetos que fazem parte da cultura pop dos anos 70 do século XX são associadas aos hippies e ao psicotismo da época embora podemos construir uma usando elementos simples, como
  • Uma garrafa de vidro incolor.
  • Uma lata de refrigerante de alumínio.
  • Óleo vegetal (milho, soja, etc.)
  • Água
  • Álcool etílico (álcool comum)
  • Lâmpada de 60W com soquete e fiação para ligar na tomada.
Preparar a lava utilizando óleo vegetal, colocamos o óleo na garrafa até 1/5 de sua altura. Adicionar sobre o óleo vegetal álcool etílico. Vá adicionando aos poucos água sobre o álcool etílico, misturando bem os dois líquidos, quando notar que o óleo está prestes a subir pare de adicionar água. Para saber se atingiu o ponto ideal, você pode olhar a curvatura e da interface entre o álcool e o óleo, quando houver uma grande curvatura da interface voltada para baixo você alcançou o ponto ideal. Se o óleo flutuar, você passou do ponto. Então coloque mais álcool aos poucos para que o óleo volte ao fundo.
Coloque a lâmpada de 60W no soquete e ligue todos os fios, (como sempre tomando cuidado para não tomar choques[ para evitar isso use fita isolante nas conexões]) não ligue o fio até todas as conexões estarem prontas e isoladas. Não use uma lâmpada mais potente, pois isso poderá levar ao superaquecimento da garrafa provocando seu rompimento. Prepare um suporte para a garrafa utilizando a lata de refrigerante, para isso, corte o fundo e a parte superior da lata. Insira a lâmpada pelo fundo da lata, e coloque a garrafa na outra extremidade, de forma que a lâmpada fique próxima da garrafa sem que as duas encostem. Ligue a lâmpada e aguarde até que a garrafa se aqueça.
Embora o óleo seja menos denso que a água (1,0 g/cm³) o óleo vegetal(soja) (0,91 g/cm³) é mais denso que o álcool etílico puro (0,79 g/cm³). Ao misturarmos álcool e água, podemos aproximar muito da densidade do óleo de soja.Assim ao aquecermos o fundo da garrafa com a lâmpada aquecemos também o óleo, fazendo com que se torne menos denso que a mistura água - álcool e desse modo ele sobe formando grandes esferas de óleo. Ao chegar na parte superior o óleo perde parte do aquecimento e desce pois se torna mais denso.

domingo, 30 de outubro de 2011

7o. ano - O Guaxinim

Meus queridos,

Procyon lotor (Common raccoon).jpg

Em relação aquela dúvida na aula sobre esse animalzinho tão fofo, verifiquem as informações abaixo.

O guaxinim(Procyon lotor), também chamado mapache e rato-lavadeiro em Portugal ou mão-pelada ou zorrinho (no Brasil), é um mamífero da família dos procionídeos bastante parecido com o mão-pelada, porém com as patas esbranquiçadas. Tais animais são encontrados nas Américas do Norte, Central e do Sul e também são conhecidos pelo nome de racum. Existem também na Europa Central e no Cáucaso, onde estabeleceram-se após as fugas dos quintais de criação de peles.

É conhecido pelo público em geral possivelmente devido a vários filmes de animações, como Pocahontas, Over the Hedge, Dr. Dolittle 2, entre outros.

Estes animais noturnos caçam pássaros, ratos, insetos, peixes pequenos, lesmas, camarões de água doce e rãs. Sua dieta também inclui ovos, nozes, cereais e frutas

Os machos acasalam com muitas fêmeas, enquanto as fêmeas aceitam apenas um pretendente. Os machos, que quase sempre são pacíficos, costumam brigar entre si com muita ferocidade durante a época do acasalamento. Na primavera, a fêmea normalmente tem de três a cinco filhotes depois de nove semanas de gestação e cuida sozinha da ninhada. A família continua unida por um ano aproximadamente, quando os jovens guaxinins deixam então a companhia da mãe.

REVISÃO: LIGAÇÕES INTERMOLECULARES / INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES / INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

Os sólidos iônicos estão unidos por causa da forte atração entre seus íons cátions e seus íons ânions. A maioria dos metais são sólidos a temperatura ambiente por causa da ligação metálica.
As substâncias que tem ligações covalentes podem ser, em temperatura ambiente, sólida, liquida ou gasosa. Isto mostra que as interações entre estas moléculas podem ser maiores ou menores.
Existem três tipos de interações intermoleculares. Elas servem somente para as substâncias que possuem ligações covalentes. São elas:
- Pontes de Hidrogênio ou Ligações de Hidrogênio;
- Forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente ou dipolar;
- Forças de London, Forças de Van der Waals ou dipolo-induzido.
Pontes de Hidrogênio
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de Ligações de Hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio.


    Flúor
H  +  Oxigênio
Nitrogênio


É característico em moléculas polares. Podem ser encontrados no estado sólido e liquido.
É a ligação mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja muito forte. Por isso, em geral são sólidos ou líquidos.
Exemplos:
H2O, HF, NH3
Uma conseqüência das pontes de hidrogênio que existem na água é a sua elevada tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que as essas forças se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas de baixo e dos lados. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais fortemente e criam uma película parecida com uma película elástica na superfície da água. Este fenômeno ocorre com todos os líquidos, mas com a água, acontece mais intensamente. A tensão superficial explica alguns fenômenos, como por exemplo, o fato de alguns insetos caminharem sobre a água e a forma esférica das gotas de água.
Dipolo-Dipolo
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-permanente ou dipolar.
Ocorre em polares. É menos intensa que as pontes de hidrogênio.
Quando a molécula é polar, há de um lado um átomo mais eletropositivo e do outro, um átomo mais eletronegativo.
Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se oriente na direção da extremidade positiva do dipolo de outra molécula.
Assim:

Exemplos:
HCl, HBr, HI
Forças de London
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-induzido ou Forças de Van der Waals.
É a interação mais fraca de todas e ocorre em moléculas apolares. Neste caso, não há atração elétrica entre estas moléculas. Deveriam permanecer sempre isolados e é o que realmente acontece porque, em temperatura ambiente, estão no estado gasoso.
São cerca de dez vezes mais fracas que as ligações dipolo-dipolo.
A molécula mesmo sendo apolar, possui muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, em um dado momento, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado do que do outro. Esta molécula estará, portanto, momentaneamente polarizada e por indução elétrica, ira provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma fraca atração entre ambas. Esta atração é a Força de London.
Exemplos:
Cl2, CO2, H2
Quadro-Resumo das propriedades físicas e os tipos de ligações:

Tipo de substância
Metálica
Iônica
Covalente polar
Covalente apolar
Partícula
Átomos e cátions
Íons
moléculas
Moléculas
Atração entre as partículas
Por “elétrons livres”
Atração eletrostática
Pontes de hidrogênio ou dipolo-dipolo

Van der Waals
Estado físico
Sólido (exceto Hg)
Sólido
Líquido
Gasoso
PF e PE
Alto
Alto
Baixo
Muito baixo
Condutividade elétrica
Alta (sólidos e líquidos), sem atração da substância
Alta (fundidos ou em solução)
Praticamente nula quando pura. Condutora quando em solução

Nula
Solubilidade em solventes comuns

Insolúvel
Solúvel em solvente polar
Solúvel em solvente polar
Solúvel em solvente apolar
Dureza
Dura, mas maleável e dúctil
Dura, porém quebradiça

-

-

Geralmente, usa-se a regra que semelhante dissolve semelhante. Isto quer dizer que solvente polar dissolve substância polar e que solvente apolar dissolve substância apolar. Mas nem sempre esta regra está correta. A água, por exemplo, é uma substância polar e pode dissolver o álcool etílico, que é apolar.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CIRCUITO PARA MAQUETE !

Para quem não sabe, circuitos em série é o do tipo ''pisca-pisca'' de natal (você tira uma lampada e o resto apaga)

Já o circuito em paralelo, se uma lampada queima ou é retirada as outras não apagam.

exemplos:


Ai temos o circuito em série!
se desligarmos uma lampada as outras se apagam, pois o circuito estará ''aberto''.










aqui temos o circuito em paralelo, ou seja se desligarmos uma lampada a outra não irá apagar, pois o circuito continuará fechado!

MOTOR MAIS SIMPLES DO MUNDO!

DICAS MONTAR MAQUETE!

Elaboração de maquete
Para elaborar uma maquete é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que deseja dar à mesma. Abaixo, dou algumas sugestões que podem ser úteis na hora da escolha:

A base da maquete poderá ser feita com:
1. Folha de isopor;
2.Folha de Eucatex.
3.Tampo de madeira;
4.Tampa de papelão grosso e firme;
5.Folha de papel cartão firme;
6.MDF;


Os imóveis podem ser feitos com vários materiais:
1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc.
2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos.
3.Recortados de revistas e colados sobre papel firme;
4.EVA (emborrachado) recortar e montar todas as partes;
5.Cartolina (apenas a fachada)
6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo (ou torres)

As ruas e avenidas podem ser:
1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo;
2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;
3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas;
4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde;
5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.

Para fazer relevos, montes, montanhas:
1.Argila ainda é uma opção muito boa, pode ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno.
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem;
3.Papel pedra imitando rochas;
4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)
5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.

Os automóveis podem ser:
1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;
2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);
3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;
4.Montados com eva;
5.Desenhados em cartolina e recortados;

As pessoas:
1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete);
2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos;
3.Playmobil;
4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;

Árvores, animais e plantas:
1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.

Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.

MAQUETES USINA NUCLEAR!

USINA NUCLEAR

Como é o funcionameno de uma usina Nuclear.
Antes de tudo vamos entender oque é uma usina nuclear:

Uma Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.

Lançadas como a solução definitiva da fonte de energia, demonstraram depois que trazem mais malefícios do que vantagens.
Depois do acidente em Chernobyl, onde por causa de uma bomba atomica, foram causadas muitas mortes, e pessoas ficaram aleijadas e com cancer, foram contruidas usinas nucleares, mas os paises não se deram conta de que elas trazem muitos meleficios. Então em muitos paises elas foram desativadas após um tempo.
Mas mesmo assim ainda á paises que dependem 80 e até 90% desse tipo de energia.
Os países que não têm recursos hídricos nem petrolíferos não têm outra alternativa. Necessitam descobrir um novo processo nuclear seguro. Caso contrário terão que fechar as portas




" Chamam-se Nucleares por que utilizam a fissão nuclear, isto é, os átomos são quebrados numa máquima chamada reator, emitindo uma grande quantidade de calor. Esse calor é usado para aquecer a água.
Além do calor, produzem um produto chamado Rejeito Nuclear, material que contém altíssimas quantidade de radioatividade, extremamente nociva para todas as formas de vida, cancerígena, causa leucemia e outras formas de câncer e demoram cerca de 100.000 anos para diminuirem sua carga tóxica."


Chernobyl, o maior acidente nuclear da história

No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu.

Entre outros erros, os funcionários envolvidos no episódio interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Com isso, mesmo operando com uma capacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Em poucos instantes a formação de uma imensa bola de fogo anunciava a explosão do reator rico em Césio-137, elemento químico de grande poder radioativo.

Com o ocorrido, a usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Em termos comparativos, o material radioativo disseminado naquela ocasião era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Por fim, uma nuvem de material radioativo tomava conta da cidade ucraniana de Pripyat.

Ao terem ciência do acontecido, autoridades soviéticas organizaram uma mega operação de limpeza composta por 600 mil trabalhadores. Nesse mesmo tempo, helicópteros eram enviados para o foco central das explosões com cargas de areia e chumbo que deveriam conter o furor das chamas. Além disso, foi necessário que aproximadamente 45.000 pessoas fossem prontamente retiradas do território diretamente afetado.

Para alguns especialistas, a dimensões catastróficas do acidente nuclear de Chernobyl poderiam ser menores caso esse modelo de usina contasse com cúpulas de aço e cimento que protegessem o lugar. Não por acaso, logo após as primeiras ações de reparo, foi construído um “sarcófago” que isolou as ruínas do reator 4. Enquanto isso, uma assustadora quantidade de óbitos e anomalias indicava os efeitos da tragédia nuclear.

Buscando sanar definitivamente o problema da contaminação, uma equipe de projetistas hoje trabalha na construção do Novo Confinamento de Segurança. O projeto consiste no desenvolvimento de uma gigantesca estrutura móvel que isolará definitivamente a usina nuclear de Chernobyl. Dessa forma, a área do solo contaminado será parcialmente isolada e a estrutura do sarcófago descartada.

Apesar de todos estes esforços, estudos científicos revelam que a população atingida pelos altos níveis de radiação sofre uma série de enfermidades. Além disso, os descendentes dos atingidos apresentam uma grande incidência de problemas congênitos e anomalias genéticas. Por meio dessas informações, vários ambientalistas se colocam radicalmente contra a construção de outras usinas nucleares



NOTICIA
Alemanha vai fechar usinas nucleares até 2022

DA REDAÇÃO CLICK21 - A coalizão do governo alemão anunciou nesta segunda-feira (12) um acordo para o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022. O anúncio, após uma reunião que terminou na madrugada, foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Rottgen.
A chanceler Angela Merkel havia estabelecido uma comissão de ética para analisar a questão da energia nuclear após o desastre ocorrido na Usina de Fukushima, no Japão. Após o grande terremoto e o tsunami que danificaram a usina japonesa e provocaram um dos maiores desastres nucleares da história, a Alemanha foi palco de grandes protestos contra a energia nuclear.
O ministro do Meio Ambiente alemão disse que os sete reatores mais antigos do país, que já estavam parados por uma moratória determinada pelo governo, além da Usina Nuclear Kruemmel, não serão reativados. Mais seis reatores devem ser desligados até 2021 e os três mais novos devem ser desativados em 2022.
“É definitivo. O fim das três últimas usinas nucleares será em 2022. Não haverá cláusula para revisão”, ressaltou Rottgen.
Antes da reunião que decidiu pelo fechamento das usinas nucleares, Angela Merkel advertiu que muitas questões ainda têm que ser consideradas. “Se você quer deixar algo, também tem que provar como a mudança vai funcionar e como podemos garantir o fornecimento duradouro de energia sustentável”, disse ela.
Antes da moratória nas usinas nucleares, decretada em março após o acidente em Fukushima, a Alemanha dependia da energia nuclear para 23% de seu suprimento.

RESPONDER
Fonte de energia limpa ou suja?
O que é urânio enriquecido?
Como funciona um reator nuclear?
Quem produz maior impacto ambiental as hidrelétricas ou as usinas nucleares?
Quanto custa uma usina nuclear?
As usinas são seguras?
Quais os acidentes nucleares mais graves?
Quais foram os impactos ambientais?
Quais países utilizam essa fonte de produção energética?
Qual foi a primeira usina nuclear?
Usinas nucleares contribuem para o efeito estufa?

Podemos responder essas e outras perguntas inquietantes!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1o. ano Geometria molecular!

Atenção 1o. ano turma A!

Quinta-feira levar os materiais para  montar as moléculas que contribuirão para nossos estudos de geometria molecular...

at +



1o. ano Geometria molecular!

Distribuição espacial dos átomos em uma molécula

Para entender o conceito básico da geometria molecular, podemos partir de uma analogia bastante simples, com algumas observações do mundo macroscópico. Sempre que tentamos agrupar aleatoriamente objetos materiais sólidos de determinado formato, notamos que há uma relação direta entre o formato do objeto e o formato final do agrupamento.

Assim, quando jogamos esferas em uma caixa, por exemplo, elas tendem a deslizar umas sobre as outras e assumir uma configuração final organizada, adequada ao formato da caixa.

Se na mesma caixa jogarmos palitos de fósforo, teremos no final um empilhamento caótico, possivelmente uma pirâmide deformada, sem contornos definidos. Com as moléculas acontece coisa semelhante, só que acrescida de um fator que falta às esferas e fósforos do exemplo.

Elétrons e zonas de repulsão

Quando dois ou mais átomos se unem para formar uma molécula, suas eletrosferas entram em contato e o formato de seus orbitais (esféricos ou elípticos) influenciará o formato final da ligação. Só que, neste caso, o formato não é o único fator de influência, já que, ao contrário de nossas esferas e fósforos, as eletrosferas são compostas de elétrons, partículas eletricamente carregadas.

Como os elétrons têm carga negativa, se repelem entre si. Esta repulsão eletrostática influencia de modo definitivo a geometria molecular, ou seja, o formato do agrupamento de átomos que constitui a molécula. Este fator de influência das cargas elétricas negativas dos elétrons na disposição geométrica da molécula é chamado de zonas de repulsão.

Uma zona de repulsão se cria em torno de uma ligação molecular, ou seja, nas vizinhanças dos elétrons compartilhados pelos átomos que formam a molécula.

O efeito das zonas de repulsão tende a formar três disposições geométricas básicas em um molécula apolar (aquela na qual os elétrons não se concentram em pólos): a linear, a triangular plana e a tetraédrica, conforme as três figuras a seguir:

<><><><><> <><><><><>
Página 3
Disposição geométrica linear. Os átomos se posicionam em linha.


<><><><><> <><><><><>
Página 3
Disposição geométrica triangular plana. Os átomos formam um triângulo eqüilátero.


<><><><><> <><><><><>
Página 3
Disposição geométrica tetraédrica. Formato de tetraedro (pirâmide triangular).


Para se determinar a disposição geométrica de uma molécula, basta seguir duas regras simples:

1) Escrever a fórmula estrutural;
2) Identificar o número de ligações atômicas, que é o mesmo número de zonas de repulsão;

Se a molécula tiver até duas zonas de repulsão, a geometria será linear. Se tiver três, será triangular plana e se tiver quatro será tetraédrica.

Vejamos alguns exemplos:

1) Molécula de Dióxido de Carbono (CO2)

Fórmula estrutural:

<><><><><>
Página 3


Note que o átomo de carbono estabelece duas duplas ligações, uma dupla ligação com cada átomo de oxigênio. A molécula de CO2 também pode ser representada conforme abaixo:

<><><><><>
Página 3


Se a molécula possui duas duplas ligações, possui também duas zonas de repulsão, que tendem a se afastar uma da outra, fazendo com que a molécula assuma a disposição geométrica linear, conforme a seguinte figura:

<><><><><> <><><><><>
Página 3
Representação esquemática da molécula de dióxido de carbono, que apresenta geometria linear.


2) Molécula de Trifluoreto de Boro (BF3)

Fórmula estrutural:

<><><><><>
Página 3


Como vemos, o átomo de boro forma três ligações simples, uma com cada átomo de flúor. Assim temos três zonas de repulsão e a geometria molecular é triangular plana, conforme a figura:

<><><><><> <><><><><>
Página 3
Representação esquemática da geometria triangular plana do Trifluoreto de Boro (BF3)


3): Molécula de Metano (CH4)

Fórmula estrutural:

<><><><><>
Página 3


O carbono estabelece quatro ligações simples, uma com cada átomo de hidrogênio, logo temos quatro zonas de repulsão e a geometria molecular é tetraédrica, conforme figura abaixo:

<><><><><> <><><><><>
Página 3
Representação esquemática da molécula de Metano, de geometria tetraédrica.


A geometria é uma ferramenta preciosa para entendermos o universo. Ela nos ajuda tanto a descrever a grandeza cósmica das órbitas planetárias quanto nos auxilia na visão do inimaginavelmente pequeno das formas das moléculas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cursinho: Simulador de Transformações Termodinâmicas !

Clique no link abaixo e acesse o transformador: varie o volume, a massa ou a energia interna (temperatura) de um sistema termodinâmico e veja como as variáveis interferem umas nas outras e na pressão e trace a curva correspondente num diagrama ajustável.

http://www.stefanelli.eng.br/webpage/simtermo/p_sim_tp.html

9o. ano: Lista de exercicios!

Atenção: Entregar quinta feira 22/09.

https://docs.google.com/document/d/1N80wVHtj1g83Lv2WntLS3ZuhAQmOJjVM2d7xHzHhzc4/edit?hl=en_US


At+

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

9º. Ano Roteiro de estudo para prova bimestral 19/09


  1. Refaçam os exercícios da apostila;
  2. Ler a matéria;
  3. Estudar através da revisão feita em aula;
  4. E finalmente saber sobre:

·      Misturas: Métodos de separação de misturas (Obs.: imiscíveis: não se misturam):
·      filtração simples
·       centrifugação
·      decantação
·       destilação simples
·         Átomos
·         Número atômico;
·          Número de massa;
·          Nêutrons;
·         Elétrons e prótons
  • Os isótopos; elétrons e prótons nos isótopos.
  • ÍONS: ganhar ou perder elétrons, os elementos químicos alcançam à configuração eletrônica de um gás nobre, completando o octeto. Ex:  F-, Cl- , Br - , Li+, Na+, K+, F-, Na+, Mg2+, N, C, O.
Localizar na tabela periódica o elemento através do número atômico e saber qual a família ou período  pertence.
Ex: família do carbono; coluna 5ª; 3º período; grupo 13; família dos calcogênios; família dos halogênios; família dos gases nobres; família dos matais alcalinos; família dos metais alcalinos terrosos.
  • Radiação a / b / g : Cargas equivalentes de cada radiação.
Bons estudos...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cursinho (2o ano Pas): Aula multimidia

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaK0GYAsRIjUZDVqMjhrbV8yNDZkejNieGpkeg&hl=en_US

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaK0GYAsRIjUZDVqMjhrbV8zNjhmN3R0NGpncA&hl=en_US

Cursinho: Aula multimidia

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaK0GYAsRIjUZDVqMjhrbV8yNDZkejNieGpkeg&hl=en_US

8o. ano - Gabarito - Prova mensal !

https://docs.google.com/document/d/1Bb-mVMHDAxc30T3GftmWm48EqlnwFnPXt-9ZJUBz3JI/edit?hl=en_US#

7o. ano - Gabarito - Prova mensal !

https://docs.google.com/document/d/1w63cXZ6Va7PV3fcVbh9pQpBUMl-EUDV6-sQUNGib0bo/edit?hl=en_US#

9o e 1o ano: Ligações Químicas

TIPOS DE
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Fonte: Professor Gladsney Santos Pena 
                 
LIGAÇÃO IÔNICA ou ELETROVALENTE
Metal + Ametal
Metal + Hidrogênio
LIGAÇÃO COVALENTE ou MOLECULAR
Ametal + Ametal
Metal + Hidrogênio
LIGAÇÃO METÁLICA
Metal + Metal 
EXEMPLOS DOS
TIPOS LIGAÇÕES QUÍMICAS
 
Ligação iônica
Na+ Cl- Ocorre entre um metal e um ametal
O átomo de sódio (Na) se liga ao do cloro (Cl)
O sódio é um metal / O cloro é um ametal
Ligação covalente
CL2 Ocorre entre dois ametais
O átomo de cloro (Cl) se liga a outro átomo de cloro (Cl)
O cloro é um ametal. A molécula de Cloro é Cl2
Ligação metálica
Nan Ocorre entre dois metais
Átomos de sódio (Na) ligados entre si
O sódio é um metal
CÁTIONS E ÂNIOS 
Átomo — perde elétrons — íons com carga positiva — CÁTION
Átomo — ganha elétrons — íons com carga negativa — ÂNION    

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

9o. ano: Confecção do Quebra-cabeça da Tabela Periódica !

A Química através dos jogos!


SÉRIES: 9o. e 1º ANO
OBJETIVOS:
  • entender a importância da reunião e da análise dos dados científicos que levaram à determinação das propriedades químicas dos elementos, o que possibilitou a organização desses elementos em uma sequência lógica;
  • perceber como os elementos estão organizados na Tabela Periódica atual;

Jogos: Tabela periódica

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/

Olá pessoal,

9o. Ano e 1o. Ano acessem o link acima e confira os jogos on line ...

Até breve,

Tássia

quarta-feira, 22 de junho de 2011

FONTES DE ENERGIA

 

AGORA VAMOS ENTENDER

Como funciona um gasoduto?

Um gasoduto é uma rede de tubos que leva gás de uma região produtora, como a Bolívia, para uma região consumidora, como o Brasil. O gás é transportado pelos tubos com a ajuda da diferença de pressão: em um ponto, chamado estação de compressão, a pressão no duto é elevada e "empurra" o fluido para o ponto de menor pressão. No gasoduto entre a Bolívia e o Brasil, o gás percorre mais de 3 mil quilômetros - 557 quilômetros no país vizinho e 2 593 quilômetros por aqui. Esse "minhocão", que transporta até 30 milhões de m3 de gás natural por dia, tornou-se um dos assuntos mais inflamáveis do momento depois que o presidente boliviano, Evo Morales, anunciou a nacionalização do gás natural no país. Na prática, a medida significa um aumento imediato (de 50% para 82%) no imposto sobre o gás que o Brasil importa, além do controle da Bolívia sobre as duas refinarias da Petrobras no país. É motivo de sobra para o presidente Lula ficar encanado.
Entrando pelo cano No gasoduto Bolívia- Brasil, tubulação fica enterrada a 1,2 metro de profundidade
1. Tudo começa com a extração do gás na Bolívia. Lá, ele é retirado do solo, que é perfurado por sondas. Como o gás está sob pressão embaixo da terra, ele sai naturalmente quando encontra uma brecha. Antes de entrar no gasoduto, o gás natural, constituído principalmente de metano, é purificado - gases como enxofre e propano caem fora
2. Antes de iniciar viagem, o gás natural ainda tem que ser comprimido para uma pressão entre 80 e 100 kgf/cm2 — 80 a 100 vezes maior que a da atmosfera ao nível do mar. Ao longo do gasoduto, estações de compressão ajudam a recuperar a pressão perdida pelo caminho. No Brasil, são 14 estações, como a de Corumbá (MS)
3. Não dá para tirar o gás em qualquer ponto do gasoduto. Mas a tubulação passa por 36 cidades onde há estações de entrega. Nessas saídas para o produto, o gás tem a pressão diminuída para cerca de 35 kgf/cm2 (por razões de segurança) e é retirado por companhias distribuidoras locais. Uma das estações de entrega fica em Campo Grande (MS)
4. Outro tipo de estação que rola é a de medição. Existem várias espalhadas pelo trajeto, como esta em Guararema (SP). Uma estação de medição é simples: ela possui equipamentos para monitorar o volume e a velocidade do gás. Funciona como um posto de controle
5. O gasoduto também tem mecanismos de segurança. Há 115 válvulas de bloqueio, posicionadas com intervalo de 30 quilômetros entre uma e outra. Elas fecham a passagem do gás quando há sinal de vazamento na área. Há válvulas de bloqueio também nas estações de compressão
6. A manutenção é feita por via terrestre, aérea e até aquática — mergulhadores checam trechos em que a tubulação cruza rios. Entre outras coisas, os técnicos conferem a preservação da "faixa de servidão", um trecho de 20 metros de largura que acompanha todo o gasoduto. Nessa faixa, é proibido construir e plantar
7. Na cidade de São Paulo, onde são consumidos diariamente 11,5 milhões de m3 de gás natural, o produto não é armazenado em botijões, como acontece com o gás do tipo GLP. Ele sai diretamente do gasoduto para os dutos das distribuidoras locais, que alimentam postos de combustível, residências e indústrias
8. O gasoduto segue para o sul do Brasil até Canoas (RS), onde finalmente termina após 3 150 quilômetros! A tubulação que transporta o gás é de aço-carbono, um dos mais resistentes. O diâmetro dos canos varia entre 16 e 32 polegadas (de 40,6 a 81,2 cm), dependendo do trecho. O gasoduto fica enterrado a uma profundidade média de 1,20 metro